Até o próximo dia 30 de dezembro, a prefeitura de Tubarão será comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores, João Batista de Andrade.
O vereador, que já foi secretário municipal, assumiu interinamente o cargo de prefeito na manhã desta terça-feira (21), em solenidade prestigiada por diversas autoridades, além de servidores municipais e familiares.
O prefeito Manoel Bertoncini e o vice, Pepê Collaço saíram de férias, deixando para o vereador tucano a tarefa de administrar o município nas últimas duas semanas do ano.
O ato de transmissão de posse foi cercado de emoção. O prefeito em exercício ficou comovido ao lembrar-se de sua trajetória. "Tive uma infância simples, mas sempre segui os ensinamentos de meus pais e hoje, mesmo que por um período curto, sou prefeito de minha cidade. Eu já contribui como secretário e como vereador e agora pretende continuar colaborando também como prefeito", ressaltou Batista.
Durante o ato de posse, o prefeito Manoel Bertoncini desejou sucesso ao prefeito interino e agradeceu ao vice-prefeito, Pepê Collaço, pela disponibilidade de ceder o cargo. "Vou descansar um pouco e renovar o fôlego para administrar os últimos dois anos com muita disposição. È um período curto, mas que vai marcar bastante sua trajetória política",comentou Bertoncini.
Permitir que o presidente da Câmara assuma a prefeitura, mesmo que por alguns dias, já virou tradição em Tubarão. Nos últimos 10 anos, vereadores de vários partidos como Ronério Cardoso Manoel (PDT), José Luiz Tancredo (na época no PP), Maurício da Silva (PMDB), Geraldo Pereira (PMDB) e o atual vice-prefeito, Pepê Collaço, também ocuparam o cargo interinamente. "Essa é uma oportunidade ímpar na vida de um político. Quando tive a chance de ser prefeito interino, pude ver de perto a responsabilidade que é assumir um posto tão digno. Isso vai te dar maturidade política e te fazer ver as coisas de forma diferente", enfatizou Pepê Collaço.
O prefeito em exercício já cumpriu nesta terça-feira agenda de compromissos. Batista participou da entrega do prêmio Salim Mussi Miguel e da reunião com comerciantes ambulantes. Nesta quarta-feira (22), o prefeito interino concede entrevistas e recebe correligionários.
Trajetória – João Batista de Andrade é Policial Militar, advogado, pós-graduado em Gestão de Trânsito e Meio Ambiente. Na política, exerceu mandato de vereador na gestão 2001-2004, sendo líder do governo na Câmara, na época. Foi candidato a Deputado Federal em 2002, recebendo mais de 20 mil votos.
Em 2005, foi convidado pelo ex-prefeito Carlos Stüpp para comandar a recém-criada secretaria municipal de Segurança e Trânsito, cargo que ocupou até 2010.
Em 2010, voltou à Câmara de Vereadores assumindo a presidência da Casa Legislativa em abril de 2010.