A publicação do Diário Oficial da União do dia 31 de dezembro de 2010 garantiu a certeza de prosperidade para o Porto de Imbituba em 2011. Isto porque o Governo Federal aprovou a destinação da verba de R$ 5 milhões à Secretaria dos Portos com a finalidade de iniciar os processos referentes à dragagem de aprofundamento do Porto de Imbituba para 15 metros. A verba, requisitada por meio do PL (Projeto de Lei) 06/2010, corresponde a 10% do valor integral da obra, que será executada com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Desta forma, está assegurado que a dragagem de aprofundamento se realizará ainda em 2011, com período de execução estimado entre 6 e 8 meses.
"Esta é uma obra vital para o crescimento do Porto de Imbituba. Com os 660 metros de cais acostável que teremos a partir de maio deste ano, necessitamos do aprofundamento para 15 metros a fim de que os grandes navios possam atracar nesta fronteira. Os investimentos da iniciativa privada, bem como os recursos injetados pelo próprio Governo Federal em Imbituba serão honrados com esta dragagem", declarou Jeziel Pamato de Souza, Administrador do Porto de Imbituba. "Estivemos em Brasília diversas vezes para a articulação desta estratégia e contamos com o apoio integral da bancada catarinense para encaminhamento deste Projeto de Lei. Agora, nossa atuação segue no sentido de articular junto à Secretaria dos Portos que o processo licitatório ocorra com a maior brevidade possível a fim de que se inicie a obra", completou o Administrador.
Atualmente, o Porto de Imbituba passa por uma fase de crescimento a partir do reordenamento administrativo e da atração de parceiros do Poder Público e da iniciativa privada. Os recentes investimentos em infraestrutura provêm do arrendamento do Terminal de Contêineres, vencido pela Santos Brasil em março de 2008, cujo edital previa a necessidade de recuperação e ampliação de estrutura, o que gerou a injeção de aproximadamente R$400 milhões em recursos para a operação de cargas conteinerizadas e a ampliação dos berços 1 e 2.
"Com a possibilidade de atender navios de 5ª geração, com 14 metros de calado e capacidade de carga superior a 6.500 contêineres, Imbituba tem tudo para entrar nas principais rotas de importação e exportação com escalas no Brasil. Estes investimentos correspondem a um aumento de 30% na capacidade global de movimentação dos portos catarinenses", explicou Jeziel Pamato.
A previsão é de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber navios com mais de 6.500 contêineres no segundo semestre de 2011, a partir da conclusão da obra de ampliação do cais acostável (berços 1 e 2) para 660 metros de comprimento, a chegada de dois portêineres Super Post Panamax que estão em fabricação na China e a dragagem de aprofundamento para 15 metros, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.
Sobre a Companhia de Docas de Imbituba
Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada – Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil). Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.
RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA
ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).
LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC e RS.
ACESSOS
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km, e na área urbana, por qualquer das avenidas: Manoel Florentino Machado (Sul) e Marieta Konder Bornhausen (Norte).
• FERROVIÁRIO – Pela Estrada de Ferro Tereza Cristina S/A, malha Tereza Cristina, antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Interligado a malha da Ferrovia Litorânea, em projeto de licitação.
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.
INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento, devidamente iluminado para operação noturna e com instalações especiais para congelados, carga geral e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis líquidos e sólidos, tem área de 25.855m² com pavimentação alfáltica, devidamente iluminado para operação noturna.
INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
– Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
– Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
– Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões | Conclusão: Setembro/2011
Investimentos futuros:
– Ampliação e construção do cais envolvente do berço 3
– Novos equipamentos para operação com graneis sólidos
– Extensão do pátio de contêineres para mais 130.000m² em área
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
– Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
– 2011: 20 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
– 2012: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Administração do Porto de Imbituba