Alunos do pré-escolar III, do C. E. I. Maria Magdalena, de Capivari de Baixo, tiveram a oportunidade de explorar a cultura indígena, por meio de uma mostra alusiva ao Dia do Índio, na manhã desta terça-feira (19).

 

Na oportunidade, foi apresentado e estudado comida típica (abóbora, cuscuz, beju, farinha de mandioca, farinha de trigo e aipim), acessórios de uso pessoal (colares, cocar), moradia (oca), ferramentas, utensílios (balaio, cuscuzeiro, arco, flecha, chocalho, entre outros), além de réplicas de panelas, pratos e garfos, confeccionados pelas crianças, com massinha de modelar, auxiliados pela professora Maria das Dores Zapelini Rita Fernandes.

 

Lendas indígenas como Iara, Boitatá, Curupira, Vitória Régia e Canto do sabiá foram contadas pelas crianças, baseadas nos livrinhos infantis. Para Jaqueline Steffen Lorenzi, mãe do aluno Pedro Henrique, quatro anos, é uma atividade interessante. "Eles ficam felizes por poderem participar e pela gente vir assistir", diz.

 

A diretora do C. E. I., professora Daniela Vandressa Nunes, a ação proporciona a integração entre escola e comunidade. "Principalmente os pequenos necessitam desse apoio da família. Eles ficam muito orgulhosos por mostrarem seus trabalhos e para o professor também é importante essa socialização. Neste trabalho, especificamente, o interessante é que temos descente indígena direta nessa turminha de alunos", explica.

 

Os objetos utilizados pelos alunos e expostos na mostra foram emprestados pela comunidade do bairro Três de Maio. A partir da identificação visual de cada um deles, as crianças aprenderam sobre o modo de vida indígena, inclusive, sobre sua forma de organização no meio urbano e inclusão digital.

 

"As escolas, desde a Educação Infantil, tem desenvolvido de uma forma bem ampla, esse resgate cultural local e regional. E é somente dessa forma que os alunos têm conhecimento de sua história, de suas raízes. Devemos nos espelhar na cultura oriental que tem a história como seu maior legado. Isso precisa ser reforçado entre os jovens", destaca o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, ao visitar os trabalhos.



Secretaria de Comunicação Social | Secom