As famílias da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo, contam, a partir de agora, com atendimento especializado multidisciplinar de atenção ao aluno. Uma equipe formada por psicólogo, psicopedagogo, assistente social, médico, além de outros profissionais fundamentais ao trabalho, está sendo estruturada para trabalhar nas áreas psicossociais, as quais os estudantes e, consequentemente, suas famílias, demonstram dificuldades no rendimento escolar.
A primeira etapa da equipe interdisciplinar é confrontar dados documentais da secretaria de Educação e Cultura, versus secretaria de Assistência Social e secretaria de Saúde, com informações da escola a qual o aluno pertença, além de focar não somente na solução, mas, principalmente, na causa do fator causador do problema.
"Observamos situações de estudantes apresentando dificuldades, que estão os levando a transtornos. Alguns deles já são atendidos pelos especialistas e serviços do município, porém de forma individualizada. Juntando o histórico do aluno e da família, nossos especialistas têm plenas condições de descobrir, intervir, minimizar e até mesmo solucionar as deficiências influentes no aprendizado", explica o secretário de Educação e Cultura, professor José Wanderley Araújo da Rosa.
O secretário emenda que o educador também receberá acompanhamento. "Nossos profissionais objetivam atingir o todo. Para tanto, a triagem feita na escola alcançará inclusive o professor, partindo do ponto de vista que não é apenas o aluno que demonstra problemas no aprendizado, o professor também passa por situações complexas que merecem atendimento", frisa.
A iniciativa da administração municipal firma, com a população de Capivari de Baixo, mais uma das propostas do plano de governo eleitoral voltada à Educação, a de "implantar o programa de apoio sócio-familiar, composto por uma equipe multidisciplinar e intersetorial com o objetivo de promover uma maior participação da família no processo educativo".
Para o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, a meta é desenvolver um trabalho contínuo e eficiente resguardando Capivari de um quadro social desfavorável.
"As situações-problemas são crescentes hoje em dia e não podemos deixar que se transformem em alarmantes em um município do porte do nosso. Com esse trabalho, queremos a efetivação do apoio na educação do município. Somente com o suporte de especialistas da Educação, do Social e da Saúde, auxiliados por outros setores, conseguiremos colher resultados desse trabalho que consideramos delicado por se tratar de comportamento e de sociedade", diz o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom