A cada três horas, dona Maria das Dores, prepara as mamadeiras para os dezenove nenéns do centro de educação infantil Elizabeth Ulysséa Arantes. Logo cedo, às 8h da manhã, já saem as primeiras, até a última às 17h. Ela já sabe o que cada um pode tomar: "Alguns tomam mingau de arroz, outros leite sem lactose, tem os que também precisam de mingau de aveia", diz a merendeira, que há três anos é responsável pela preparação e esterilização de todas as mamadeiras.

A unidade infantil do Caic tem um espaço especial para isso, o lactário. Lá as mamadeiras são preparadas e os ingredientes armazenados. O Governo Municipal também fornece a mamadeira quando é preciso.

Durante o dia são feitas cerca de 80, das turmas do berçário 1 e 2 e maternal 1, um total de 60 crianças. Cada turma tem três professores graduados em educação infantil para acompanhá-los.

Maria de Lourdes está sempre alerta, agora segundo a merendeira, está na hora de trocar os bicos das mamadeiras por outros mais novos. Também é ela quem prepara o almoço das crianças.

Mais:

A unidade infantil atende alunos com dois horários diferentes: os primeiros entram as 7h e saem às 18h30min. Já outros entram às 8h e saem às 18h. Ao todo são 230 alunos.

A diretora, Alzira Martins, explica que o horário diferenciado é para atender mães e pais que trabalham em fábricas e entram mais cedo para trabalhar.

 

 

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br