Todas as sextas-feiras, na parte da manhã e da tarde, 90 crianças que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Capivari de Baixo, recebem aulas de capoeira, coordenadas­­­ pelo professor Frank Ribeiro Medeiros. A atividade é mais uma ação disponibilizada pela prefeitura municipal, através da secretária de Assistência Social, para beneficiar os estudantes.

De acordo com o professor Frank a capoeira, além de ser um esporte, é uma grande ferramenta de integração social. "É uma ótima atividade física, com ritmo pela musica que acompanha o esporte e ajuda muito na coordenação motora. Além de ser um patrimônio histórico nacional, é um folclore brasileiro", sublinha.

Nas aulas, os alunos encontram uma forma de identificação, seja pela luta, pela dança, pelo canto, pelos instrumentos musicais, no qual, dentro de uma proposta de espontaneidade, trazem ótimos resultados.

Para a secretária de Assistência Social, Marilene Duarte Cardoso, é através da capoeira que os alunos do Peti podem encontrar alguns elementos fundamentais para o exercício da cidadania, como a integração sócio-cultural, a promoção de autoestima, além do resgate das raízes étnico culturais. "A Capoeira não é boa somente para o corpo, é também para a vida. A capoeira educa", enfatiza.


Secretaria de Comunicação Social | Secom