Os primeiros meses deste ano foram atípicos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, em Laguna. De acordo com a psicóloga, Thaís Baião, são casos recorrentes de acompanhamento a menores infratores.

Estão em atendimento atualmente cerca de 22 jovens e adolescentes. Este número chegou próximo a 40 no início do ano, relacionados a casos de homicídios. O tráfico de drogas figura entre as principais causas, seguido de condução de veículos sem habilitação.

O programa, que conta com duas psicólogas, uma assistente social e uma pedagoga, encaminha estes jovens para prestação de serviços comunitários e medidas socioeducativas de liberdade assistida. "Nós fazemos o contato com as instituições e acompanhamos o menor", explica Thaís.

Esse período dura em torno de dois a seis meses.

Negligência, violência física e abuso sexual

O espaço, mantido pelo Governo Municipal com auxílio de recursos federais, atende qualquer pessoa que tenha seus direitos violados. Negligência, violência física contra a mulher e abuso sexual infantil são casos mais freqüentes, segundo a psicóloga.

Atualmente estão sendo atendidas cerca de 80 famílias. "Trabalhamos toda a família, mesmo que o problema seja individual", explica Thaís. O Creas também presta serviço de proteção a pessoa com deficiência e idoso vítima de violência física.

A maioria dos casos são encaminhados pelo Conselho Tutelar, outros também pela promotoria pública e delegacia de polícia.

Denúncias de qualquer tipo de abuso ou violência podem ser feitas diretamente no Creas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h as 18h. O local fica na avenida Calistrato Muller Salles, nº 482, bairro Progresso. Telefone: 3644-2049.

Disque Denúncia Nacional

Disque 180 – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Disque 100 – Violência Contra Criança e Adolescente


Adoção

As profissionais também realizam as avaliações psicológicas dos casais para sua inclusão no cadastro de pretendentes à adoção, conforme acordo entre Secretaria da Assistência Social e o Juizado da Infância e Juventude.


 

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br
telefone: 3644-8753
endereço: Centro Administrativo Tordesilhas – Centro Histórico – Av. Colombo Machado Salles, 145 :CEP 88790-000 – Sala 20 – 4º andar