A secretaria de Assistência Social, de Capivari de Baixo, incluiu a partir deste ano de 2011, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), mais uma atividade para as crianças e adolescentes, que frequentam a entidade: a aula de violão. A ação é realizada através da parceria com a Oficina de Música, que tem sua sede na Capital Termelétrica da América Latina.
Todas as sextas-feiras, na parte da manhã e da tarde, cerca de 20 alunos frequentam as aulas de violão, coordenadas pela professora Letícia Beza Michels, profissional esta que é disponibilizada pela Oficina de Música. Já os instrumentos, foram adquiridos pela secretaria de Assistência Social, para que os estudantes possam usufruir dentro da entidade.
"Esta atividade tem o objetivo de ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes, que participam do programa. Além disso, visa prepará-los para o futuro. Acredito que, aos poucos estamos conseguindo reafirmar o compromisso da administração municipal, com a cultura capivariense", frisa a secretária de Assistência Social, Marilene Duarte Cardoso.
Para o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, o dinheiro repassado mensalmente para a associação de música está sendo bem utilizado. "Através das ações disponibilizadas pela Oficina de Música, percebo que a timidez de muitas crianças e adolescentes vem a cada dia ficando para traz. E com isso a desenvoltura e força de vontade começam a ganhar espaço. Espero que a escola consiga desenvolver ainda mais. Quem sabe, não é através dessas aulas que saem pessoas interessadas pelo mundo da música e tornem-se, até mesmo, grandes profissionais", enfatiza o prefeito.
O PETI tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil, atendendo famílias, cujas crianças e adolescentes se encontram em situação de trabalho. Este programa está inserido em um processo de resgate de cidadania, promoção de direitos aos usuários e inclusão social das famílias beneficiadas.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC