Uma comissão será montada para a montagem de um projeto para a implantação da Universidade Estadual de Santa Catarian (Udesc) em Braço do Norte. Os objetivos estarão especificados e o projeto deverá ser entregue ao reitor.

A decisão foi tomada na quinta-feira, dia 2, durante uma reunião na Câmara de Vereadores de Braço do Norte, que contou com a presença do prefeito Vânio Uliano, do deputado Joares Ponticelli, dos vereadores Maria da Silva Kulkamp e Jordão Walter Santana, das secretárias municipais Francisca Leonel da Silva, da Assitência Social, Lúcia Terezinha Giordani Volpato, da Saúde e Cristini Kuerten Maia, da Educação e da chefe de gabinete, Jaqueline Oenning Niheues. A reunião teve ainda a presença do páraco Lenoir Steiner Becker, do presidente da CDL, Wilson Tenfen e de representantes dos municípios de Grão-Pará e Santa Rosa de Lima, e pessoas interessadas na implantação.

Segundo a secretária de Educação, Cristini, a intenção é que a Udesc ofereça cursos que ainda não sejam oferecidos em Braço do Norte. "Cursos de tecnólogos em metal mecânica, agroturismo, alimentos, artes, pós-graduações e mestrados estão na lista dos reivindicados", explica.

Conforme o professor da Udesc, Eliel Marlon, a implantação é uma realidade e deverá ocorrer em um futuro muito próximo, em parceria com as prefeituras da região.

Para o prefeito Vânio, o antigo projeto que existia de trazer a Udesc para Braço do Norte parou, porém, é preciso unir forças políticas e da sociedade para prosseguir. "Temos que aproveitar o apoio dos deputados Joares Ponticelli e José Nei Ascari, que se disponibilizaram a apoiar este projeto e prosseguir. Esta reunião é o primeiro passo. Vale a pena buscar a presença da Udesc em nosso município, o que beneficiará toda a região", enfatiza.

A reunião foi articulada pela suplente de vereadora Arlete Ramos.

 


Assessoria de Imprensa/PMBN
www.bracodonorte.sc.gov.br
www.twitter.com/PMBN