A Coordenação da Campanha de Doação de medula óssea em Imbituba liderada pela coordenadora do Posto de Saúde do Centro Denise Maisto preparou na manhã desta sexta feria (01), uma palestra com as enfermeiras do Programa Saúde da Família (PSF), apresentada pela Assistente Social do EMOSC de Santa Catarina Diná Pinheiro com a finalidade de iniciar a divulgação da campanha de doação de medula óssea, que acontece no dia 4 de agosto.
Durante a explanação a Assistente Social explicou que para ser um doador a pessoa dever ter entre 18 a 54 anos completos e estar saudável. Ela ressalta que uma pequena quantidade de sangue (5ml) será colhida da veia e o cadastro será realizado no local, da mesma forma como nas coletas de doação de sangue. Posteriormente o sangue será registrado no Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea). No caso de transplante será verificada a compatibilidade entre a medula do doador e a do paciente necessitado. "Se for compatível, outros exames serão necessários, pois isso a importância do preenchimento dos dados como endereço, telefone e outras informações", acrescenta Diná.
A partir desta segunda feira (4) as enfermeiras já estarão efetuando a entrega de panfletos para divulgação nas comunidades a fim de conscientizar a população a participar da campanha.