Equipe da secretaria de Educação e Cultura, diretores, técnicos em Educação e professores municipais de Capivari de Baixo estão, até o mês de setembro, empenhados em um grande objetivo: reestruturar o currículo escolar e atualizando o sistema municipal de ensino.
A iniciativa da administração municipal, por meio da secretaria de Educação e Cultura visa avaliar e atualizar o Plano Anual de conteúdos diferentes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e seus componentes curriculares. A primeira etapa foi à aprovação pelo Conselho Municipal de Educação das Novas Diretrizes de Ensino de Capivari, embasadas na legislação nacional. A fase atual é o estudo com os professores.
Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela professora Cátia Regina Marangoni Geremias, mestre em Educação, de Rio do Sul/SC.
"Metas traçadas em conjunto resultam em um material norteador com qualidade superior ao que poderia ser feito individualmente por uma assessoria, por exemplo. O olhar coletivo mantém o foco da construção do conhecimento, pois é esse o grande objetivo da educação", observa a palestrante.
Para o diretor do Ensino Fundamental de Capivari de Baixo, professor Karol Philippi Cardoso, o currículo escolar está diretamente ligado ao fazer educacional e deve efetivamente se constituir em conhecimento.
"Esse trabalho vem ao encontro da necessidade de formarmos um cidadão com postura mais emancipatória, de transformar o aluno da rede municipal em uma pessoa mais crítica. Para alcançarmos o objetivo é fundamental trabalhar as bases, o chão da sala de aula", diz.
Segundo o secretário de Educação e Cultura professor José Wanderley Araújo da Rosa, chegou o momento de reunir o corpo docente e repensar o conceito de currículo.
"A educação é um processo dinâmico e cada vez mais buscamos um modo participativo de praticá-la. Estamos em uma importante fase de aprimoramento da base, desde os conceitos. Até pouco tempo tínhamos a "grade de conteúdo"; agora temos o "componente curricular" e precisamos nos propor à discussão dessa nova visão de entrelaçamento de conteúdos, estimulando o grupo, neste caso, os professores, a participar ativamente do processo", explica.
"A proposta curricular de Capivari de Baixo vem sendo construída desde o surgimento da rede municipal, contudo de tempos em tempos é necessária a atualização, adequação à realidade atual, como acontece em outras pastas e áreas de competência do Poder Executivo. E damos total apoio ao desenvolvimento, à apuração de melhores resultados", sublinha o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.
Confira mais sobre o tema no site do município.