Das 22 mil pessoas que possuem cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Capivari de Baixo, cerca de 4.600 já estão com os cadastros devidamente ativos junto ao novo sistema informatizado da Farmácia Básica do município.
O sistema está em funcionamento há cerca de três meses e a ativação do cadastramento se dá conforme a procura dos pacientes pelos medicamentos. Cerca de 150 atendimentos são realizados em média, todos os dias, na Farmácia Básica de Capivari de Baixo.
O sistema informatizado já está sendo implantado no Pronto Atendimento e em breve será instalado também nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) de toda a cidade.
O efeito da implantação do sistema informatizado já pode ser sentido. O atendimento se tornou mais ágil, mais seguro e evita o desperdício como enfatiza o farmacêutico responsável pela Farmácia Básica do município, Murilo de Jesus Martins: "Com este cadastro podemos saber se o paciente está tomando seus medicamentos de maneira correta. Hoje mesmo uma pessoa veio buscar um remédio e o sistema acusou que ainda não faz 30 dias que ele havia levado o mesmo medicamento, portanto, o remédio ainda não poderia ter terminado. Assim, a gente apura junto ao paciente o que aconteceu. É muito importante ter este controle para evitar o desperdício e "vigiar" se os munícipes estão tomando a medicação de maneira correta", disse.
No cadastro do sistema constam o número do cartão do SUS, RG, CPF e medicamentos que a pessoa usa ou já usou. Podem constar também os nomes dos pais, endereço, e outros itens importantes.
Para aqueles que já possuem o cartão do SUS, basta comparecer até a Farmácia Básica e levar RG e comprovante de residência. Aqueles que ainda não possuem o cartão do Sistema Único de Saúde, ou estão com alguma irregularidade, deve se dirigir até o Centro de Processamento de Dados (CPD), localizado no Pronto Atendimento.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC