Há 190 anos nascia no dia 30 de agosto de 1821, Anita de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, que lutou na Guerra dos Farrapos, Batalha dos Curitibanos, na unificação da Itália chamada República de Roma versus os franceses.
Os deputados estaduais aprovaram projeto de lei nº 96/11, da deputada Angela Albino, do PC do B, instituindo o dia 30 de agosto como o dia estadual de Anita Garibaldi.
Nesta terça-feira, o dia será comemorado em Laguna com inauguração da revitalização do espaço, onde irá abrigar maior coleção da heroína reunido pelo historiador já falecido Wolfgang Ludwig Rau.
Com recursos do BNDES e do Governo Municipal, a Casa Pinto d Ulysséa construída em 1867, foi revitalizada, a reinauguração será dia 30 de agosto, às 15h, nas dependências da Casa, com apresentação do boi de mamão do Programa Peti Criança Feliz e do Grupo Folclórico Casa da Dindinha, de Ribeirão Pequeno.
O evento, realizado pela Fundação Lagunense de Cultura, vai contar com a presença do prefeito Célio Antônio e da deputada estadual Ângela Albino.
Mais sobre Anita:
Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em 30 de agosto de 1821, filha de Bento da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. Aos 14 anos, por insistência de sua mãe, casou-se com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, com quem não chegou a ter filhos.
Aos 18 anos abandonou seu marido e fugiu com Giuseppe Garibaldi. Sua estréia em batalhas deu-se contra Frederico Mariath e lutou em prol das causas republicanas.
Com o fim da República Juliana, Anita e Garibaldi rumaram para o sul. Ao chegar em Santa Vitória, em 1839, Anita lutou ao lado de Giuseppe na cidade de Lages e participou da Batalha dos Curitibanos, na qual caiu prisioneira; posteriormente Anita conseguiu fugir e, mesmo grávida de quatro meses, caminhou sem destino por oito dias, até reencontrar Garibaldi.
No dia 26 de março de 1842, com 21 anos, Anita e Giuseppe contraíram núpcias na Igreja de São Bernardino, em Montevidéu.
Em 1847 Anita fugiu do Uruguai com seus filhos. Foi para a Itália. Em junho de 1849, Garibaldi liderou a defesa da República Romana contra as tropas francesas.
A França venceu. Garibaldi não admitiu a derrota e foi para Veneza. Anita, mesmo grávida de seis meses, vestiu-se de homem e acompanhou seu marido na última jornada.
Devido às cavalgadas noturnas, uma alimentação inadequada e noites ao ar livre, Anita adoeceu, porém não esmoreceu, só parando quando de sua morte e da criança que esperava, em 4 de agosto de 1849.
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br