A Constituição Federal, a Lei Orgânica dos municípios, e as leis que regem o Sistema Único de Saúde (SUS) declaram que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. A Lei nº. 8.080, de 19 de setembro de 1990, no art. 2º, determina que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Por isso, a prefeitura de Capivari de Baixo, expandiu os atendimentos dos fisioterapeutas do município aos cidadãos. Agora, os cerca de 800 atendimentos mensais não são realizados em apenas um lugar. A novidade é que muitos pacientes têm acesso a este procedimento sem precisar sair de sua própria casa.
A fisioterapeuta Gislaine atende todas as manhãs nas casas dos munícipes. A fisioterapeuta Mariana Fretta realiza o atendimento nas segundas pela manhã, terça à tarde, quarta-feira pela manhã e a tarde; e sexta à tarde. Segunda-feira a tarde atende na clínica, assim como o período matutino e vespertino em todas as quintas-feiras.
O fisioterapeuta Ralph Rosas atende as terças e sextas pela manhã na clínica e o fisioterapeuta André Fausto, que trata os pacientes com as técnicas de acupuntura e cinésiotape faz o atendimento nas segundas pela manhã na clínica, segunda à tarde no Três de Maio, as quartas na clínica e nas quintas à tarde, na Ilhotinha.
“Quando oferecemos serviços de fisioterapia na casa dos munícipes, estamos promovendo a saúde e o bem-estar da população. Sabemos que para muitos pacientes, o deslocamento até a clínica era muito difícil, e a medida tem como objetivo primordial proporcionar saúde para aqueles que sentem dificuldades de locomoção”, destacou o prefeito municipal, Luiz Carlos Brunel Alves.
Além de propiciar a proximidade do profissional com o paciente e sua família, a dificuldade de locomoção é um dos grandes motivos pela necessidade de atendimento domiciliar, já que muitos dos pacientes são pessoas acamadas, em fase pós-operatório, ou com outros problemas de mobilidade.
A quantidade de atendimento domiciliar foi estabelecida a partir de levantamento da realidade de cada bairro do município, mapeados pela secretaria Municipal de Saúde.