A prefeitura de Tubarão, através do departamento municipal que administra a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), acaba de implantar dez novos postes de iluminação na avenida Patrício Lima, um dos principais corredores de acesso ao centro da cidade.
Os dois últimos postes galvanizados com 12 metros de altura, foram instalados pela empresa contratada Celesp/Energisul, na manhã desta quarta-feira (21), nas proximidades da igreja Nossa Senhora de Fátima. As novas estruturas substituíram os antigos postes que já apresentaram sinais de deterioração. Além da estrutura foram trocadas também todas as luminárias.
De acordo com o diretor da Cosip, Alberto Botega, o investimento foi de aproximadamente R$ 36 mil, oriundo da Contribuição paga pelo usuário na tarifa de energia elétrica. Segundo Botega, até o final deste ano, a prefeitura fará a troca de outros 40 postes ao longo da avenida Patrício Lima.
No ano passado, por meio da Cosip, foram substituídos 12 poste de iluminação na Avenida Marcolino Martins Cabral, cada um com 17,5 metros de altura. Dois deles foram instalados defronte ao Farol Shopping e ganharam luminárias mais potentes. "Aquela é uma área de intensa travessia de pedestres. Por isso aumentamos a iluminação para garantir a segurança", justifica Alberto Botega. Segundo ele este ano será licitada a troca de mais 48 postes para a avenida.
Ainda no ano passado, a prefeitura substituiu todos os postes da Marcolino no trecho entre o HNSC e a rua Tubalcain Faraco.
Outra boa notícia é que a prefeitura abriu a licitação do projeto de iluminação para toda a extensão da Avenida Pedro Zapelini. A empresa vencedora da licitação deverá apresentar o projeto em 30 dias. "Assim que tivermos em mãos o projeto vamos licitar a obra", afirma Botega. O investimento estimado em cerca de R$ 1,5 milhão deverá ser feito com recursos próprios e ajuda do governo do Estado. A Pedro Zapelini poderá ser a primeira via pública de Tubarão a utilizar o sistema de iluminação com lâmpadas de led, que permite uma economia de até 59% no consumo de energia.
Fonte: PMT