Imagine ir ao banco para sacar uma grande quantia em dinheiro ou até mesmo saber detalhes de sua conta e ter uma fila de pessoas sabendo quanto você vai pegar e conhecer suas informações pessoais? Esta era a situação que os tubaronenses enfrentavam ao ir aos bancos na cidade. Mas em 2010, o prefeito Manoel Bertoncini aprovou a lei que exige que os estabelecimentos bancários instalem biombos (divisórias) nos caixas de atendimento.
A pioneira na implantação dos biombos foi a Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo a gerente do estabelecimento, Maria Valéria Menegáz, os clientes gostaram da novidade e têm mais privacidade, principalmente na hora de sacar dinheiro. "Qualquer iniciativa que venha dar mais segurança aos nossos clientes, sempre é bem-vinda e realmente estas divisórias ajudam a reforçar a segurança de nossos clientes", garante Maria.
Os clientes aprovaram a medida e se sentem realmente mais seguros com as divisórias no atendimento. "Se eu precisasse contar o dinheiro que estava tirando, tinha que ser "escondidinho", para ninguém olhar. Hoje já é diferente, temos mais privacidade nas nossas transações", afirma o eletricista, João Augusto Ramos.
Desde que a lei entrou em vigor, fiscais da prefeitura intensificaram a fiscalização para que os estabelecimentos cumprissem a nova determinação. Depois da aplicação de algumas multas, as agências aderiram à norma e apenas o Bradesco ainda descumpre a lei. A instituição já foi notificada e terá dois meses para cumprir o que determina a lei.
O fiscal José Carlos Cascaes garante que as fiscalizações neste setor serão contínuas. "Desde que a lei foi sancionada estamos trabalhando para colocá-la em prática. Tivemos que aplicar diversas multas, mas agora estamos tendo o resultado que possibilita mais segurança aos tubaronenses.", ressalta Cascaes.
Fonte: PMT