A empresa GX Tecnology Sísmica Brasil Ltda. informou ao Governo Municipal, através da Secretaria de Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, que iniciou a atividade de pesquisa sísmica marítima do Programa Costa Sul Sudeste. O trabalho será realizado em áreas de alta sensibilidade ambiental, em águas com profundidades inferiores a 200 metros. Em Laguna, a pesquisa será executada a treze milhas náuticas, corresponde 25 quilômetros de distância da praia.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelo navio de pesquisa sísmica M/V Discoverer, que por rebocar um cabo sísmico que mede cerca de 10 quilômetros de extensão, tem capacidade de manobra restrita. Esse navio está sendo acompanhado por duas embarcações assistentes, a Alro e a Piauí XIX.

As pesquisas sísmicas no mar têm a finalidade de estudar o subsolo marinho para mapear suas camadas e indicar se nelas existem petróleo ou gás. As informações colhidas permitem conhecer os reservatórios, seu tamanho, bem como estimar quantidades para permitir ou não a exploração econômica das descobertas. A pesquisa servirá de base para futuros trabalhos de exploração de petróleo.

A pesquisa iniciou no Espírito Santo e até o mês de junho irá chegar no Rio Grande do Sul.

A empresa informa que a atividade pesqueira está restrita apenas na linha em que o navio está operando diariamente e não em toda a área da atividade.