A secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, através do setor de Imunização, apresentou na manhã desta segunda-feira (18), um balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada na última semana no município.
Desde o início da campanha, no último dia 11, já receberam duas gotinhas da vacina contra a paralisia infantil, 279 crianças menores de um ano (96%), 282 crianças com um ano de idade (97%), 286 crianças com dois anos (92%), 280 crianças com três anos (95%) e 365 crianças com quatro anos de idade (122%).
Na última semana, todas as creches do município receberam a visita da equipe de imunização da prefeitura. Foram vacinadas as crianças das creches Abelhinha, Santo André, Dom Anselmo Pietrulla, Maria Magdalena, Tidinha, Gente Inocente, Maria Mendonça Tonon, Maria de Lourdes, Jardim Cantinhos dos Anjos, Paraíso, Pequeno Polegar, Ilhotinha e Anita Alves (Três de Maio). Já no sábado (16), foram montados três pontos de vacinação. Um localizado nas proximidades do Terminal Rodoviário, outro na FUCAP e um terceiro na Praça da Bandeira.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, enfermeira Fernanda Ribeiro Borghezan, a campanha em Capivari de Baixo pode ser considerada um sucesso: "Já alcançamos a meta em todas as faixas etárias. Durante o "Dia D", o movimento também surpreendeu e atendemos muitas crianças. Mas, a campanha só foi um sucesso porque todas as profissionais da saúde dos ESFs trabalharam forte. Sem elas a campanha não seria um sucesso", disse.
A campanha em Capivari de Baixo prossegue até o dia 22 de junho. As crianças que ainda não foram vacinadas poderão receber as gotinhas nas unidades do ESF Centro I e ESF Três de Maio, sempre das 7h30 ás 15h30.
Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. Para participar, basta levar a carteira de vacinação da criança.