Nesta quinta-feira será votada na Câmara de Vereadores, o projeto de lei sobre a ampliação do distrito industrial no município. Na sessão de hoje será realizada a primeira votação.
O encaminhamento refere a dação de pagamento de uma área de terra de 7 hectares, localizada às margens da BR-101, nas proximidades da região de Caputera.
A dação de pagamento, cuja convalidação é solicitada, destina-se a uma área da Santa Clara Empreendimentos. Na mesma região, o grupo pretende disponibilizar lotes para indústrias.
"Laguna não possui um distrito industrial. A área da Codisc, que é do Estado, não tem pavimentação e nem energia. O que pretendemos com o projeto encaminhado à Câmara é providenciar incentivo fiscal para que uma área não utilizada seja transformada em distrito industrial privado, pois não temos um público municipal", explica Célio Antônio. A área de 50 hectares é localizada ás margens da BR-101, na região de Caputera.
As dívidas do IPTU lançadas pela prefeitura, com incentivo do Refis, através da dação em pagamento resultaram em sete hectares para o município que serão disponibilizados para indústrias já interessadas.
"Todo processo administrativo de incentivo foi transparente e está à disposição de todos", disse Antônio.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Natanael Wisintainer, três empresas estão fazendo o pedido de terra para instalação, dentro da Lei 1188, requerendo o comodato de terra e as isenções da lei.

Empresas interessadas:

I.Empresa coreana Nasimi: Tem o objetivo de criar uma empresa no Brasil, de extensão idêntica à empresa que opera em seu pais de origem, num período de 5 anos, vem por intermédio de Fabiano Baggio – Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado de Santa Catarina.
As suas atividades abrangerão todos os processos a partir da compra das placas de metal e transformação destas em produtos finais com base nas tecnologias usadas de alto nível, até o transporte dos produtos acabados para o destino final. A principal razão desta idéia é o interesse de obter, em cooperação com a indústria brasileira, a participação nos fornecimentos de peças de equipamentos tecnológicos para industrias brasileiras petroquímica e da energia. – área necessária 7.000m2 – 250 empregos

II.Cooperativa de Produção Pesqueira do Complexo Lagunar: Tem o objetivo de instalar uma industria, cujo o ramo de atividade é o beneficiamento de pescados.- área necessária 24.663,96 m2 – 30 empregos, na área da Codisc.

III. Sul Óxidos – Ind e Com. LTDA: Tem o objetivo de instalar uma empresa, cujo ramo de atividade é produção de metais não ferrosos no ramo de indústria química.- área necessária: 50.0000 m2 – 100 empregos. O terreno será na área da Codisc.