A avenida José Acácio Moreira (beira-rio) não será liberada este mês para o tráfego no trecho próximo à Secretaria de Desenvolvimento Regional, em Tubarão. As obras da macrodrenagem continuam a ser realizadas no local.
O engenheiro responsável pela obra, Ronaldo Gomes Silveira, da Coenco Engenharia, explica que as chuvas da última semana atrasaram um pouco os trabalhos. "A maior parte da rua já foi terminada. Todas as aduelas (tubos) foram colocadas. Falta colocar uma caixa de passagem e refazer a pavimentação", explica Ronaldo. A caixa ficará a sete metros de profundidade e deve pesar cerca de 5 toneladas. E também é onde a bomba será armazenada. As obras da caixa devem iniciar esta semana. A secagem do concreto leva em torno de 28 dias.
Enquanto isso, os trabalhos são feitos na rua Luiz Pedro de Oliveira. Foram escavados 25 metros de extensão e 7,5 metros de profundidade para a colocação de aduelas. É nestes trechos, de acordo com Ronaldo, que a dificuldade é maior, assim como a profundidade da escavação.
As próximas ruas onde serão feitos os trabalhos são a travessa Miguel Souza Reis e a Rua Simeão Esmeraldino de Menezes. As obras se estendem da beira-rio até a Simeão Esmeraldino de Menezes. A macrodrenagem evitará o alagamento de ruas da margem esquerda, com a drenagem de toda a água da região da Unisul, rodoviária até o outro lado da BR-101 (próximo à Copagro). A água será jogada no rio por meio de comportas. Quando o rio estiver cheio, estas comportas fecham, para que a água do rio não volte pelas galerias.
Fonte: Diário do Sul