Quem passa da rua não consegue imaginar a grande estrutura que existe por trás dos tapumes que cobrem o canteiro de obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Tubarão, no centro da margem esquerda.
O prédio já começa a ganhar forma com a instalação das caixarias para a concretagem das vigas de concreto, que sustentarão a laje da estrutura.
Os mais de dez operários contratados pela empresa Souza e Esmeraldino, que assina a obra, atuam na finalização desta etapa. A meta é que esta fase termine nos próximos 30 dias. "Com isto concluído, o serviço começa a ganhar maior ritmo", assegura o engenheiro civil responsável pela obra, Fábio Goulart Barrios.
No próximo mês, a previsão é começar a concretagem das vigas e da laje. Conforme Fábio, mesmo com a chuva tudo está dentro do cronograma inicial. "Nesta semana, o tempo atrapalhou um pouco, mas ainda conseguimos recuperar", afirma o engenheiro.
A empresa Souza e Esmeraldino tem até o dia 13 de março do próximo ano para entregar a UPA 24 horas pronta. No local, serão realizados desde serviços de pronto atendimento, considerados menos graves, até pequenas cirurgias. Os casos de maior complexidade continuarão a ser encaminhados aos hospitais.
A UPA 24 horas foi projetada para absorver cerca de 80% do movimento do setor de emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Avaliada em R$ 3,6 milhões, a obra é feita com recursos do governo estadual (R$ 1 milhão) e do município.
Fonte: Jornal Notisul