Do início de janeiro até hoje (9) o município Capivari de Baixo fez aproximadamente 45 mil atendimentos em sua rede pública de saúde. Esse número se refere somente às consultas com clínico geral. Os atendimentos com especialistas somam aproximadamente 2,7 mil consultas, que também representam um volume muito grande do montante de atendimentos do município. Se confrontados os meses, a Secretaria de Saúde registrou um aumento de 50% nas consultas feitas no Pronto Atendimento em junho, se comparado com o primeiro mês deste ano. "Isso mostra que a demanda é crescente, visto que no final de 2012, o sistema de saúde do município estava precário. Ainda assim, o número de atendimentos e exames não para de crescer", avalia a chefe de enfermagem do Pronto Atendimento, Janine Nandi.
Já, o número de exames chama atenção: 35 mil exames laboratoriais realizados em seis meses, o que é considerado igualmente um número alto para a população do município, de cerca de 20 mil habitantes.
Além das consultas com clínicos, a Secretaria de Saúde tem implantado diversos programas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, envolvendo outras áreas da saúde. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf é um exemplo, disso: e bem sucedido. Ele conta com uma equipe de profissionais de diferentes áreas que atuam em conjunto com os profissionais dos ESFs. De janeiro até junho deste ano foram realizadas mais de mil consultas com profissionais de fisioterapia, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros. "Diversos outros programas foram implantados nesse mesmo período e outros serão implantados ao longo deste segundo semestre, com os quais esperamos garantir a saúde e o bem estar de toda a população", reforça Janine.
Além do Pronto Atendimento, o município conta com 11 unidades de atendimento do programa Estratégia de Saúde da Família – ESFs (nove ESFs e duas extensões de ESFs) distribuídas por todo o município e atende grande parte da população.
Secretaria de Comunicação – Secom