Nesta terça-feira, dia 16, iniciou o processo de implantação do sistema integral em quatro escolas municipais. Diretores terão aulas de capacitação sobre o programa do Ministério da Educação. A expectativa da Secretaria de Educação é implantar o Mais Educação, a partir de 2014.

As escolas contempladas serão a Elizabeth Ulyssea Arantes, do bairro Progresso; Nininha Guedes, na Barbacena; Custódio Floriano Córdoba, da Passagem da Barra e a escola Comandante Moreira, do Campo Verde. Totalizando 300 alunos envolvidos do ensino fundamental.

Segundo a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Luciane Mattos, os alunos terão aulas diferenciadas, no turno oposto ao matriculado.

As atividades oferecidas são voltadas para as áreas de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. A adesão implica a escolha de até cinco das 70 atividades previstas no programa

Em agosto será realizado um seminário para aperfeiçoamento dos diretores e professores.

 

Saiba mais:

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.