Na tarde quarta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Pescaria Brava, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, realizou uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama. O evento, que contou com a instrução dos técnicos da saúde do município, aconteceu nos salões paroquiais de Santiago e Laranjeiras.

A palestra, que faz parte da programação alusiva ao mês Outubro Rosa, teve o objetivo de levar um alerta à população sobre o câncer de mama. Segundo o Secretário de Saúde, Avelino Izidoro Barreto, que também marcou presença no evento, se diagnosticado no início, o câncer de mama pode ter cura.

"Toda mulher a partir dos 40 anos deve fazer a mamografia e o exame clínico das mamas anualmente. Mas, se alguma possuir histórico de câncer na família, deve começar a periciar as mamas a partir dos 35 anos. Os principais fatores de risco para o câncer de mama são a genética, a menstruação precoce, a menopausa tardia, nunca ter engravidado, além dos maus hábitos de saúde, como excesso de peso, má alimentação, falta de exercícios físicos, tabagismo e excesso de bebida", explicou.

AI- PB