A comunidade do Magalhães receberá, nos próximos dias, uma nova unidade básica de saúde. A inauguração, que seria realizada nesta sexta-feira (25), foi prorrogada e deverá acontecer na próxima semana.
O espaço contará com recepção, banheiros adaptados com acessibilidade para pacientes, consultório odontológico, de enfermagem e médico, sala de vacina, de curativos, depósito, sala de esterilização, de procedimentos, copa/cozinha, banheiro para funcionários e sala de reuniões.
Durante o período de obras, os moradores estão sendo atendidos, provisoriamente, no posto ao lado (antigo PAM).
A obra totaliza investimentos do Ministério da Saúde e contrapartida do Governo Municipal de, aproximadamente, R$292 mil.
Nome de uma enfermeira para homenagear
O nome da unidade básica de saúde do Magalhães será Edith Guedes, para homenagear uma das enfermeiras mais atuantes na cidade.
Edith Guedes Nunes é uma das precursoras da enfermagem de saúde pública, em Laguna. Trabalhou nesta área durante 30 anos e niciou seu trabalho no Serviço de Visitadoras Atendentes, serviço que era muito avançado para aquela época.
Seu serviço consistia em visitar as residências do perímetro urbano para aplicar vacinas, ensinar as mães a preparar mamadeiras, encaminhar gestantes para os exames pré-natais no Posto de Puericultura, monitorar o comparecimento das prostitutas ao Posto de Saúde da Carioca, fornecer orientações sobre higiene e prevenção de doenças em geral.
Seu sonho era fazer o Curso de Enfermagem, na Escola Ana Néry, no Rio de Janeiro, já que não havia cursos específicos em todo o Estado de Santa Catarina, sonho que nunca chegou a realizar.
—
Secretaria de Comunicação Social – PM Laguna