Aluna do 6º ano do Centro Educacional Santa Rosa de Lima, Ketrin Michels Schmidt, de 11 anos, se prepara para, nos próximos dias, representar seus colegas de escola na etapa nacional da Conferência InfantoJuvenil do Meio Ambiente, promovida pelo Ministério da Educação. Na ocasião, ela vai defender o projeto "S.O.S. Planeta: revitalizando o entorno da escola", desenvolvido em conjunto pelos estudantes do Centro Educacional e que foi um dos 26 escolhidos para representar Santa Catarina em Brasília.

Na região do Vale, somente outra escola, de Braço do Norte, também foi selecionada.

"Estou muito contente com a nossa classificação e estou ansiosa para participar desse encontro em Brasília. Gostei bastante da etapa em Florianópolis. A gente conheceu outros projetos e votou nos delegados que vão pra etapa nacional", relata Ketrin.

O projeto

Como o próprio nome sugere, o projeto "S.O.S. Planeta: revitalizando o entorno da escola" busca desenvolver o plantio de árvores e flores nas proximidades do estabelecimento de ensino, modificando esteticamente a paisagem e tornando o ar mais puro e agradável.

Para que a proposta apresentada por Ketrin fosse levada até Brasília, várias outras etapas tiveram que ser vencidas. A primeira delas foi junto aos alunos da escola, que foram divididos em grupos, indiferentemente de turma ou ano, representando cada um dos Quatro Elementos: Terra, Fogo, Água e Ar. Cada grupo discutiu, elaborou e apresentou o seus projetos. Por fim, através de votação, foram definidos aqueles seriam defendidos nas fases seguintes.

"Esse trabalho realizado na escola foi muito importante, porque foram os próprios alunos que discutiram as ideias, elaboram os projetos e escolheram aqueles que acharam mais interessantes. Foi um processo que não houve interferência de ninguém, nosso único trabalho foi orientar durante as atividades", destaca a professora Juliana Mendes, que contribuiu com realização das ações.

O projeto do grupo Ar, que selecionou Ketrin como delegada, foi então defendido na fase regional, em Braço do Norte, e, posteriormente, na fase estadual, em Florianópolis. Por fim, foi classificado para ser apresentado na Capital do país, de 23 a 28 de novembro, tornando Santa Rosa de Lima, mais uma vez, referência nacional em sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente