A Prefeitura Municipal de Imaruí, por meio de diversas parcerias de entidades públicas e privadas, realiza no próximo final de semana, dias 09 e 10 de novembro, na Escola Portinho Bittencourt, no centro de Imaruí, o primeiro acampamento da juventude da agricultura familiar e pesca do território serra mar.
De acordo com o Prefeito de Imaruí, Manoel Viana, o acampamento vai ser uns dos maiores eventos de jovens realizados no município. Prevê a participação de aproximadamente 350 jovens.
Haverá palestras, brincadeiras, e oficinas temáticas sobre os temas: Pesca e Aquicultura; Cultura popular; Agroecologia; Agroturismo; Comercialização e a Organização dos consumidores; Educação do campo com foco na pedagogia da alternância; Empreendedorismo não agrícola; Organização da juventude e o papel do jovem na sociedade; Educação ambiental com enfoque nos recursos hídricos; Pastoreio Racional e Bioconstrução. Para encerrar o evento, no domingo, uma caminhada pelo município de Imaruí.


Os objetivos do evento destacam-se em sete: 1 – Fortalecer a organização da juventude; 2 – Integrar os jovens das diferentes identidades através da cultura; 3 – Dialogar sobre as alternativas de construção do Novo Rural; 4 – Fortalecer e unir as entidades na construção do Novo Rural; 5 – Procurar a reflexão dos jovens pescadores e agricultores familiares sobre o cuidado ao meio ambiente; 6 – Desenvolver tecnologias alternativas para agricultura familiar e a pesca artesanal; 7 – Conhecer e compreender a importância das políticas públicas para a juventude.
A Prefeitura conta com a parceria de várias entidades para a realização do evento. Entre elas, estão: o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sindicato de base da FETRAF SUL/CUT), o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR), a Cooperativa de Produção e Comercialização de Agricultores Familiares de Rio Fortuna e toda Santa Catarina (COOPER-FAMÍLIA), a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), Rede de Agroecologia Ecovida e o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território Rural Serra Mar.


As inscrições podem ser efetuadas até o dia 08 de novembro, na sede da Secretaria de Educação. As fichas de inscrições estão no site da Prefeitura de Imaruí (http://www.imarui.sc.gov.br).
Mais informações pelo fone 3643-0338 ou pessoalmente na Secretaria de Educação ou Secretaria de Agricultura. A Prefeitura de Imaruí e os colaboradores contam com a participação maciça da juventude.
O Coordenador de pesca do município, Marciano da Silva, conclui: "A Participação da juventude é de extrema importância para a discussão do presente e do futuro da pesca e da agricultura familiar dos municípios da região. O jovem pescador e agricultor, que vive na pós-modernidade, deve refletir mais a respeito do conceito de meio ambiente, e com consciência, discutir seu futuro".

Fonte: Assessoria de Imprensa – PMI