Professores das redes públicas municipais de Santa Rosa de Lime e de Rio Fortuna participaram, na tarde de quinta-feira (14), do 1º Seminário Intermunicipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado em conjunto pelos dois municípios no Centro Pastoral São Marcos, em Rio Fortuna, o evento teve como finalidade capacitar os professores que atuam no programa, que tem como principal objetivo alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental.
O seminário contou com a participação da pedagoga Nadir Peixer da Silva, que proferiu palestra sobre com o tema "o processo de alfabetização na perspectiva do letramento". Nadir enfatizou a importância do desenvolvimento do hábito da leitura juntos aos alunos e defendeu a utilização de métodos de alfabetização menos tradicionais e mais adaptados à realidade de cada classe.
Durante o ato de abertura do seminário, a prefeita de Santa Rosa de Lima, Dilcei Heidemann, lembrou que a capacidade de ler e interpretar são essenciais para a aprendizagem das demais disciplinas escolares. "Não há como aprender sobre ciências, matemática ou história sem a leitura. Através dela, é possível conhecer belas e emocionantes histórias, se informar a respeito das notícias que acontecem em nossa volta e pelo mundo", disse.
O PNAIC
O PNAIC é um compromisso formal assumido entre Governo Federal, Governo do Estado e municípios de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Através do Pacto, as redes de ensino se responsabilizam a assumir princípios que norteiam a aprendizagem, garantindo com que as crianças tenham a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Na Rede Pública Municipal de Santa Rosa de Lima, dos profissionais que participam da formação, são três professoras alfabetizadoras, cinco professores participantes, uma orientadora de estudos e uma coordenadora.
André Bianchini – Departamento de Imprensa da Prefeitura de Santa Rosa de Lima