A Escola de Ensino Fundamental Honorata Freitas foi destaque no Prêmio Epagri Escola Ecologia – Marcia Mortari, conquistando o 1º lugar. Concorrendo com outras escolas da Região Sul do Estado, a unidade se inscreveu com o projeto pedagógico "Nossa Comunidade tem História".

Contando com a ajuda dos alunos, funcionários da escola, comunidade em geral, Epagri e a Prefeitura Municipal de Pescaria Brava, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Turismo, a unidade escolar construiu com base neste projeto, uma casa de barro, no bairro Barranca.

Segundo a diretora da escola, Giseli da Silva Machado, este tema foi idealizado por todos os colaboradores da unidade escolar, sendo coordenado pela professora Raquel Costa da Silva, com o auxílio dos extensionistas da Epagri, Elizabeth Lemos Remor e Leonir Funez, visando à valorização do ambiente local e apresentação da cultura da comunidade como fator decisivo na formação do sujeito e na construção de sua identidade.

"A construção da casa de barro foi pensada e pautada na sustentabilidade ambiental. Acredito que esta ação oportunizou a participação dos mais novos até os mais velhos. A comunidade na sua maioria contribuiu com trabalho, sabedoria, emoção e memória. Para nossos alunos além de "jogar o barro na casa", a experiência de aplicar os conteúdos relacionando-os com a prática utilizando o que foi aprendido no seu dia a dia, lhes proporcionou a mudança do olhar para a função social da escola e da comunidade", comentou a diretora.

"Penso que todas as participações no projeto comprovaram o quanto este tema foi propício para o momento que vivemos na esfera municipal, tratando-se da formação de um novo município. Com certeza, a história local ganha dimensão especial. Neste contexto, a construção da casa de barro mexe com a mente e o coração de cada morador da localidade. Parabenizo a iniciativa", comentou o prefeito de Pescaria Brava, Antônio Avelino Honorato Filho.

A diretora, em nome da escola, agradeceu a todas as pessoas que se envolveram no projeto, desde os funcionários, alunos, pais, comunidade em geral, Epagri e Prefeitura. "É um prêmio que não é da escola, mas de toda a comunidade", finalizou Giseli.

No próximo mês, professores, direção, alunos, extensionistas da Epagri e administração municipal receberão a premiação em solenidade especial, em Florianópolis.

AI- Pescaria Brava