Fazer sessões de acupuntura agora é um serviço complementar disponível aos pacientes que utilizam o Sus em Laguna. Após um credenciamento feito pela Secretaria de Saúde, através do Governo do Estado, usuários têm acesso ao tratamento.
As sessões são realizadas na policlínica pela fisioterapeuta especializada em acupuntura, Mariana Fretta. Cada paciente tem direito a 10 sessões, sendo uma vez por semana cada.
Fretta afirma que a maioria dos pacientes são encaminhados por psiquiatra, neurologista e psicólogo. "Muitos sofrem com depressão e a acupuntura vem como um tratamento paralelo. Quando o resultado é positivo o paciente reduz o uso de medicação", explica.
O tratamento é feito através da penetração da pele por agulhas metálicas muito finas, manipuladas manualmente e que estimulam locais anatômicos. De acordo com Mariana, existem outras formas de manuseio e realização do tratamento, sendo a agulha a mais tradicional.
Também é indicado especialmente para tratamento de ansiedade, estresse, dores musculares e nas costas, dores causadas pela fibromialgia e pacientes que fazem quimioterapia.
Atendimento nos postos
A partir de janeiro as sessões de acupuntura passarão a ser realizadas nos postos de saúde. A primeira foi a unidade do Mar Grosso. Toda segunda-feira, a profissional atende pacientes do bairro.
Segundo a fisioterapeuta, serão atendidas cerca de 14 pessoas por unidade. Ao todo, 28 por semana.
Além dos 35 pacientes atendidos na policlínica, também são realizadas sessões domiciliares em quatro pacientes acamados.
O que é
A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.
O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.
Para que serve
A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país.
No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna