O projeto Circuito Catarinense de Música, do Serviço Social do Comércio – Sesc faz circular grupos musicais de Santa Catarina por todo o Estado e Capivari de Baixo e região serão contemplados na próxima segunda-feira com o espetáculo de uma banda que tem se destacado no cenário artístico nacional: a Pife na Manga. O show será às 20 horas no Salão de Atos do Parque Ambiental e a apresentação gratuita é aberta a toda a família.
Quem a Pife na Manga
A Pife na Manga é uma das poucas bandas de pífanos existentes no Sul do país. Composta por Ivan Vendemiatti e Fernanda Bauzys (pífanos), Eduardo Vidili, Osvaldo Pomar e Guilherme Tebet (percussões), a banda foca seu trabalho em um repertório predominantemente autoral. A pesquisa do grupo e sua linguagem são influenciadas pelas bandas de pífanos do Brasil, e pelos variados ritmos e manifestações da cultura popular brasileira como o frevo, baião, caboclinhos, xote, samba, maracatu, afoxé, coco e boi-do-maranhão.
As banda de pífanos geralmente são constituídas de dois pifeiros e de dois a quatro percussionistas. Pífano (ou pife) é a flauta tipicamente brasileira, confeccionada em bambu, taquara, PVC ou metal. As tradicionais bandas de pífanos surgiram na região Nordeste, tocando principalmente em novenas e comemorações religiosas.
O Pife na Manga lançou seu primeiro CD, realizado de forma independente, em agosto de 2012. Neste mesmo mês viajou para a França, onde se apresentou e ministrou oficinas de Toque de Pífano e Percussão Brasileira, na cidade de Celles-sur-Belle (pelo Festival Espírito Poitou) e apresentou-se também no Festival Espírito Paris, além de tocar em bares da capital francesa. Anteriormente ao lançamento do CD a banda já havia tocado em diversos eventos, destacando-se os festivais Psicodália (Rio Negrinho/SC) e Ufsctock (Florianópolis/SC). Atualmente o grupo compõe, arranja, e apresenta as músicas que integrarão seu segundo CD, que inclui mais flautas em diferentes tons e outros ritmos. Inspirados pelas melodias, ritmos, compositores e cores das manifestações populares, o grupo tem como objetivo produzir arte e difundir a riqueza da cultura brasileira, levando música, dança e alegria por onde passa.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom