Através de uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 07 de abril é considerado como o Dia Mundial da Saúde e, por isso, ontem, diversas ações de prevenção e
promoção foram realizadas em vários municípios. Em Gravatal, por exemplo, informações foram repassadas à população que teve a oportunidade também de conferir os níveis de pressão e glicemia. Em dois pontos, um no Centro e no bairro Termas, uma enfermeira, acompanhada das agentes de saúde, convidava a população local para participar da iniciativa.
A gravatalense Terezinha dos Santos, 56 anos, fazia as voltas rotineiras no Centro e aproveitou
para verificar a pressão. "Quando vi o pessoal, perguntei para um conhecido o que estava acontecendo. É importante esse tipo de ação porque assim como eu, muitos não têm o costume de medir os níveis e nesta oportunidade é possível fazer de forma rápida e sem pegar filas", comenta Terezinha, que sofre com pressão alta e toma medicamentos para
controlá-la. Segundo a enfermeira e supervisora do programa Saúde da Família do ESF Porto Gravatá, Andrezza Steiner Araújo, o objetivo da ação é promover a saúde, como forma de prevenir doenças. "Esta é uma oportunidade para darmos uma atenção especial ao cidadão, de informá-lo das atitudes preventivas", explica Andrezza.
Com mais de 100 pessoas orientadas na manhã de segunda-feira, 07 de abril, a enfermeira observa que na maioria dos atendimentos os níveis de pressão e glicemia estavam alterados. "Percebemos também que muitos não fazem o uso correto dos medicamentos, de extrema importância para o tratamento de pressão alta e diabetes. Alguns acabam tomando por conta própria e acabam se prejudicando ainda mais. É preciso rever atitudes e buscar a saúde, não o contrário", complementa Andrezza.

Assessoria de Imprensa – PMG