A Prefeitura de Capivari de Baixo, através da Secretaria de Obras montou uma grande frente de trabalho no Loteamento Camila, Bairro Caçador, com diversas atividades que proporcionarão melhorias à população. Uma das principais delas é a colocação de 250 metros de extensão de tubos para a drenagem pluvial e esgotamento na Rua Vergilino Aires de Souza, onde o sistema de esgotamento se rompeu em diversos pontos. Antes de fazer a substituição total dos tubos a Secretaria de Obras faz o preparo de material adequado para tal obra, e entre os trabalhos está a estocagem de terra em um terreno próximo. A terra substituirá o material deteriorado a ser removido junto com os tubos velhos. A terra está sendo retirada de um terreno particular, doada pelo proprietário que está fazendo um ajuste de superfície no local. "Preparamos as coisas para darmos início à obra propriamente dita, nos próximos dias, se o tempo ajudar", informa o secretário de Obras, Atamir Alves.


Lastreamento
Ao mesmo tempo o Secretaria realiza lastramento de uma série de ruas no Camila, melhorando a trafegabilidade e a mobilidade de pessoas e veículos, desde lastreamentos de ruas secundárias ou de menor tráfego, até vias mais movimentadas, como o final da Gonçalves Dias, na altura de um clube social existente no lugar.


Desobstrução e dragagem
Os servidores também estão fazendo a desobstrução e limpeza de tubulação, meios-fios e bocas de lobo, também no Loteamento Camila.
Porém, a mais importante e significativa das obras é a dragagem de valas, que iniciou já no começo de maio, com a limpeza da vala do Bairro Santa Lúcia e prossegue agora com a dragagem da vala do Bairro Três de Maio. As duas são consideradas as mais importantes do sistema de esgotamento pluvial e sanitário do município e há muitos anos não passavam por este tipo de melhoria. A do Três de Maio é mais extensa delas, com cerca de 8 quilômetros, e com maior grau de dificuldade por estar margeada por terreno movediço em boa parte do trecho. "Nesse local o trabalho é mais demorado, com risco de atolar a máquina. Precisamos inclusive usar toras de madeira para dar sustentação à draga, caso contrário, não é possível. Mas vamos vencer esta etapa também e a melhoria vai poder ser sentida com a diminuição ou extinção de alagamentos em diversos pontos da cidade", adianta o prefeito, Moacir Rabelo.


Secretaria de Comunicação Social – Secom