A partir de agosto todas as unidades de saúde de Laguna começarão a fazer teste rápido para detectar doenças como as Hepatites B e C, HIV e Sífilis. Enfermeiros da rede de atenção básica participaram nesta terça-feira (22), na sede da Gerência Regional de Saúde, de uma capacitação para implantação do teste nas unidades do município.
No período da manhã eles tiveram treinamento sobre a abordagem aos pacientes e durante a tarde aprenderam como executar o teste rápido. O curso foi ministrado pela Bioquímica Ana Paula Nascimento e pela enfermeira do DST/Aids da regional de saúde, Carmem Lúcia Alves.
De acordo com a coordenadora dos programas de saúde do município, Rachel Copetti, sete unidades de Laguna já estarão realizando o teste para as duas hepatites neste sábado (26), dia da mobilização contra a Hepatite B. Os postos que irão realizar são: Mar Grosso, Passagem da Barra, Campo de Fora, Portinho, Cabeçuda, Caputera e Ribeirão Pequeno.


Vacina da Hepatite B
O dia de mobilização contra a Hepatite B será no dia 26 de julho, onde todos os postos de saúde estarão abertos, das 8h às 17h.
Podem fazer a imunização gratuita pessoas com idade entre 0 e 49 anos, que nunca tomaram a vacina. "Pessoas que estão com o esquema de vacinação incompleto também podem procurar um posto, ou seja, que tenham feito somente um ou duas das três doses", disse a coordenadora dos Programas de Saúde, Rachel Copetti.
A vacina é feita em três etapas. Trinta dias após a primeira é realizada a segunda dose. A última e terceira dose é depois de cento e oitenta dias da primeira.
Quem não fizer a imunização no dia 26 pode procurar até o dia 1º de agosto as unidades que possuem salas de vacina, no Mar Grosso, Passagem da Barra, Esperança e Campo de Fora. "As unidades do Progresso e Cabeçuda estão em obras, mas no dia "D" todas estarão vacinando", explica Copetti.
Hepatite A
A partir do dia 10 de agosto começa a vacinação contra a Hepatite A somente para crianças com idade acima de um ano incompleto (um ano onze meses e vinte e nove dias). "Ela passará a integrar o calendário vacinal", salienta Copetti.
A partir desta data, os pais ou responsáveis podem procurar uma unidade de saúde que tenha sala de vacina para imunizar a criança, acompanhados da carteira de vacinação.

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna