Restam poucos detalhes, todos já estão em suas posições. O costumeiro ‘frio na barriga' demonstra certa tensão no ar. Eles alongam, relaxam, procuram se concentrar e lembrar dos exaustivos ensaios e preparam-se para encantar novamente. Dentro de instantes, o público presente irá se maravilhar com a magnífica exibição do espetáculo ‘Dança em Trânsito'.
O DANÇA EM TRÂNSITO é um festival de dança contemporânea itinerante, que extravasa os limites dos espaços ambientados para a dança, e ocupa áreas urbanas de grande circulação de pessoas, com apresentações, além de teatros e centros de cultura, também em espaços públicos ao ar livre, utilizando como cenário os próprios marcos arquitetônicos ou paisagísticos das cidades. As performances em fontes, escadas, estações, praças, calçadas, levam o público a redescobrir esses espaços cotidianos, a lançar sobre eles novo olhar.
Idealizado pela coreógrafa Giselle Tápias, o Dança em Trânsito chega a sua décima edição na condição de um dos mais importantes e longevos eventos de dança contemporânea do país, item obrigatório no calendário cultural do Rio de Janeiro e presença marcante em diversas cidades do país, o evento congrega dezenas de profissionais de 13 países diferentes e promove a circulação de 32 espetáculos, 4 oficinas e 2 residências por 27 espaços de 10 cidades brasileiras, inclusive Capivari de Baixo em Santa Catarina.
Os espetáculos proporcionados pelo projeto serão exibidos em Capivari de Baixo no dia 22 de agosto, sexta-feira, onde apresentarão, no Parque Ambiental Tractebel a partir das 19 horas, as performances ‘Transports Exceptionnels'(Cie Beau Geste – Île du Roi, Val-de-Reuil, França), ‘Ven' (La Macana – La Coruña, Espanha) e ‘Abundância 1 e 2' (Grupo Tápias – Rio de Janeiro/RJ e Paris, França).
Antes das performances, o Grupo Tápias oferecerá uma oficina de Dança Contemporânea ministrada por Flávia Tápias (Rio de Janeiro/RJ e Paris, França). Vale salientar que esta oficina se direciona a participantes que já possuam algum conhecimento em técnicas de movimento. Tanto a oficina, quanto as performances artísticas serão oferecidas de forma gratuita. Os espetáculos tem classificação livre e são um oferecimento do Grupo Tápias e do Parque Ambiental Tractebel.
Sobre o Grupo Tápias
Os caminhos da dança foram traçados pela pesquisa, pelo treinamento constante e a dedicação exclusiva de seus intérpretes, a fim de garantir a perfeição da técnica e a busca de novos elementos que aprimorassem a criatividade.
O GRUPO TÁPIAS estabeleceu harmonioso relacionamento através de vasto trabalho em conjunto. Fundado no Rio de Janeiro em 1994 por Giselle Tápias, coreógrafa de renome nacional e internacional e diretora e coreógrafa residente da companhia de dança desde os seus pilares.
Durante seus 20 anos de existência, o Grupo Tápias manteve quadro estável de bailarinos, que construíram, ao lado da coreógrafa e diretora Giselle Tápias, sólida base técnica e incessante pesquisa de linguagem própria. O resultado foi a montagem de 29 coreografias | 11 espetáculos completos – , que possibilitaram a ampliação daquilo que para o grupo é fundamental: pesquisa, experimentação, integração e superação.
Programação para Capivari de Baixo
Dia 22 de agosto – 6ª feira
Parque Ambiental Tractebel em Capivari de Baixo/SC 14h 2 p.m. Oficina Workshop
|
Dança contemporânea
Público alvo: participantes que tenham algum conhecimento em técnicas de movimento Target public: participants who have some knowledge about movement techniques
|
Com/With: Flávia Tápias – Rio de Janeiro/RJ e Paris, França.
|
Parque Ambiental Tractebel em Capivari de Baixo/SC 19h 7 p.m.
Espetáculos Performances
|
Transports Exceptionnels 20 min
|
Cie Beau Geste – Île du Roi, Val-de-Reuil, França Com/With: Philippe Priasso e/and William Defresne (téc máq/technician)
|
Ven 15 min
|
La Macana – La Coruña, Espanha. Com/With: Alexis Fernández e/and Caterina Varela
|
|
Abundância 1 e 2 40 min
|
Grupo Tápias – Rio de Janeiro/RJ e Paris, França Com/With: Flávia Tápias, Toni Rodrigues e / andGaétan Jamard.
|
Fonte: Parque Ambiental