Ao visualizar que existe uma grande procura por profissionais na área de Corte e Costura e oportunizando que muitas mulheres possam confeccionar peças não só para familiares, mas transformem em uma renda extra mensalmente, através da Secretaria Municipal da Saúde e Promoção Social, 24 mulheres integrantes dos Clubes de Mães do município, estão aprendendo os segredos na área da costura.
Ministra o curso Rainildes Schulz Souza, popular Dida. As aulas acontecem nas segundas no período vespertino e nas quintas no período noturno. São duas turmas com 12 participantes cada e com uma aula semanal de 4 horas. Ao todo o curso de Corte e Costura tem duração de quatro meses e é totalmente gratuito. A professora Dida diz que as alunas são disciplinadas e esforçadas. "É visível a vontade que possuem para apreender", reforça. Ao participar do curso as mulheres apreendem sobre a estrutura dos tecidos, moldes, cortes, agulhas, fios, rendas, botões, risco, corte, acabamentos finos, manuais e a máquina entre outros.
A presidente da Associação Sãoludgerense de Assistência Social (Asas), Simonete Locks Weber, que é responsável por acompanhar o andamento do curso, relata que o curso é uma reivindicação das mulheres que participam dos Clubes de Mães na cidade. Ela informa que a procura é tão grande que para o próximo ano a Administração Municipal pretende realizar dois cursos durante o ano. "E, os próximos cursos serão abertos para a comunidade em geral", antecipa. Ela reforça a importância de oportunizar aprendizado e que muitas das mulheres pretendem transformar em uma renda extra da família. O curso está sendo realizado no Centro Multiuso Dimas Schlickmann e as máquinas de costura são disponibilizadas pela Administração Municipal às participantes.
Para Telma Locks, 23 anos, moradora do bairro Beira Rio, que atua na área da avicultura, apreender confeccionar peças é uma grande conquista. Ela participa do Clube de Mães e tinha conhecimento na produção de artesanatos. Com orgulho faz questão de mostrar a sua primeira peça que está sendo produzida. "Não sabia nada sobre corte e costura", conta. Já para Rosinete Cardoso Rech, 51 anos, moradora do bairro Encosta do Sol, que já tem máquina de costura e só fazia algumas reformas, com alegria diz que conseguir iniciar e terminar uma peça irá representar muito, pois, seu objetivo é produzir para toda a família. "Está sendo muito bom o curso", garante. Outra que está empolgada com o curso é Nadir Maximiano, 55 anos, moradora do bairro Bela Vista. Ela revela que tem máquina e que só dominava as costuras retas. "Tentei fazer uma bermuda uma vez e não deu muito certo", declarou. Ela já produziu e apresenta com muito orgulho as duas peças confeccionadas durante o curso viabilizado pela Administração Municipal.
Para o prefeito Volnei Weber, oportunizar novos conhecimentos e capacitação para os sãoludgerenses é garantir que a cidade tenha profissionais suficientes para atender a demanda.
Bertoldo Kirchner Weber – Ascom PMSL