Discutir os rumos do esporte catarinense para os próximos anos. Este é o objetivo da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Conselho Estadual de Esportes (CED) e Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), ao realizar reuniões regionais pelo estado. A primeira aconteceu na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, às 9 horas, no Auditório do Samae, em São Ludgero.
Participaram da reunião, dirigentes esportivos municipais, atletas, profissionais da imprensa e autoridades. O prefeito Volnei Weber abriu a reunião e desejou que os debates promovidos possam contribuir para que cada vez mais as modalidades esportivas sejam difundidas em Santa Catarina com qualidade. "Oportunizar que as demandas municipais façam suas sugestões é muito importante", observa. Logo em seguida o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, fez uma explanação dos trabalhos e afirmou que a federação estava muito focada nos eventos "É importante destacar que todo o trabalho que está sendo realizado, que é ouvir o que os representantes municipais tem para sugerir, acontece através de uma parceria com o Conselho Estadual de Esportes e o Tribunal de Justiça Desportiva", reforçou.
Os encontros são um objetivo do presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, desde que assumiu o comando da Fundação, em julho. Ele está aproveitando as datas e realização dos congressos técnicos das etapas regionais dos 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) para ir a todas as regiões do Estado. A proposta é reunir o máximo de representantes de cada região aproveitando o fator da proximidade geográfica. "Tenho dito que os municípios são os principais clientes dessa engrenagem do esporte de Santa Catarina que envolve a Fesporte, o CED e o TJD. Dessa forma penso que é nossa obrigação ir até eles e ouvir as sugestões, as críticas e as demandas de cada um para que, com a participação efetiva de todas as partes, possamos ter um caminho sólido para o esporte catarinense seguir crescendo", destacou o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski.
Alexandre Monguillot, presidente do Conselho Estadual do Esporte, avalia a iniciativa como uma aproximação necessária com quem faz o esporte na ponta, no caso os municípios. "É importante que possamos ouvir as demandas, pois a intenção sempre é acertar, mas muitas vezes achamos que o caminho é um, mas nos municípios a necessidade é um pouco diferente. Ao alinhar essas expectativas, quem ganha é o esporte catarinense", explicou o presidente do CED.
O Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Aldo Abrahão Massih Júnior, destaca a oportunidade técnica dessa ida até as esferas municipais, onde nem sempre é possível fazer a capacitação necessária para os julgamentos. "Há uma estrutura muito grande de tribunais desportivos em eventos microrregionais, por exemplo, e nem sempre eles podem vir até o TJD, ou vice-versa, para esse alinhamento que se faz necessário. Então a oportunidade que se abre com esses encontros é fantástica", disse Aldo.
Também será possível, através de um questionário, fazer uma espécie de inventário da situação atual das estruturas esportivas municipais, o que vai facilitar um futuro trabalho de qualificação em todas as regiões. Reuniões acontecem, também, em Seara, Joaçaba e Pomerode.
Bertoldo Kirchner Weber/Assessoria de Comunicação Município de São Ludgero