A Câmara de Vereadores rejeitou nesta quinta-feira (1º), em segunda votação, o pedido do governo municipal para contratar uma empresa especializada que fiscalizará a obra de pavimentação asfáltica da Avenida João Marronzinho. De acordo com o procurador de contratos e licitações, André Oliveira dos Santos, o legislativo precisa aprovar a fonte de recursos para dar seguimento no processo de licitação.
Sem fiscalização, segundo a secretária de planejamento Grazielle Sitônio, a obra corre o risco de ficar parada. "Ela exige um trabalho de fiscalização rigoroso pois é muito complexa, não temos os equipamentos necessários para isso", salienta.
A engenheira civil e uma das responsáveis técnicas do governo pela obra Cristiane Godinho explica que essa empresa contratada disponibilizará três profissionais, sendo um laboratorista, um técnico em topografia e um engenheiro civil para atuar durante os doze meses de trabalho, fazendo visitas diariamente no local e medições com os equipamentos necessários. "O asfalto será especial, do tipo emborrachado e isso exige testes em laboratório. Se formos montar um laboratório desse gastaria mais de R$500 mil reais, isso é inviável para a prefeitura. O valor da licitação para contratar a empresa é de R$150 mil, o que significa R$2500 por mês para ter toda essa estrutura. Não está caro", afirma.
O objetivo, segundo a arquiteta e também uma das responsáveis técnicas pela obra, Claudione Medeiros, é garantir a qualidade do trabalho realizado. "Há necessidade, por exemplo, de confecção de corpos de prova e amostras do pavimento, controle de aterro e drenagem".
Outras obras também correm o risco de ficarem paralisadas ou até não serem realizadas caso a da Marronzinho pare. "É o caso da pavimentação da Júlio Maurício e estrada da Barbacena que receberão as lajotas da avenida", finaliza a secretária Sitônio.
Saiba mais:
A obra começou há aproximadamente dois meses e está na etapa de instalação das tubulações de drenagem pluvial. Nesta fase os tubos estão sendo colocados na lateral da pista (lado direito sentido praias). Claudione adianta que em outra fase da obra a tubulação será instalada na parte central da pista e também na lateral esquerda.
"Durante esses próximos meses o trabalho será todo voltado para a drenagem, que é mais demorado. A última etapa da obra é a realização do asfalto", disse Sitônio. A empresa responsável pela execução da pavimentação asfáltica é a Setep Construções SA, vencedora da licitação.
A via possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul de Laguna, principalmente à Praia do Mar Grosso. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional e pode ser utilizada como alternativa de acesso ao centro da cidade e BR-101.
A obra tem apoio do governo do estado e está avaliada em aproximadamente R$13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Detalhes do projeto:
A avenida terá pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,50 metros de largura e acostamento com 1,50 metros, tendo canteiro central medindo dois metros.
O lado esquerdo da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,50 metros. Já o lado direito, terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,50 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro.
Atualmente a avenida possui problemas porque a estrada está com adensamento e a drenagem é insuficiente, não tendo saída de águas adequada.
A drenagem proposta será feita com caixas coletora bocas de lobo para o desague das águas pluviais da pista. Estas caixas irão desaguar em uma galeria, em ambos os lados, que estão projetadas às margens da via.
O projeto prevê ainda rampas de acessibilidade e sinalização vertical e horizontal.
Empresa responsável pelo projeto: Prosul. Contratada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra.

 

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna