A Prefeitura de Pescaria Brava, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, vem realizando a compra de alimentos diretamente dos produtores rurais do município a fim de fornecê-los na merenda escolar, em conformidade com a Lei n° 11.947/2009 a qual estabelece que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

 

Segundo a nutricionista do município, Gianna Cesca, a aquisição de alimentos da agricultura familiar fortalece o pequeno agricultor valorizando o seu trabalho e incentivando-o no aperfeiçoamento do plantio para que sempre possa oferecer produtos de boa qualidade para os alunos da rede pública municipal.

 

“Essa iniciativa é positiva para valorizar os produtores e melhor ainda para os alunos, já que estão usufruindo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e muito nutritivos. Os produtos comprados para este ano foram suco de uva integral, polpa de maracujá, polpa de morango, banana, laranja e farinha de mandioca”, destacou Gianna.

De acordo com a coordenadora da merenda, Cleonice Menegalli Nandi da Rocha, estes produtos já fazem parte do cardápio escolar e foram muito bem aceitos pelos alunos.

“Os alunos adoram”, destaca Cleonice.

 

O prefeito Antônio Honorato, faz um acompanhamento periódico do que é oferecido na merenda das escolas do município, e afirma que a aquisição de produtos da agricultura familiar traz muitos benefícios a todos os envolvidos, pois incentiva a produção, gera desenvolvimento, melhorando  a qualidade da merenda e o rendimento escolar.

 

Na última terça-feira, 04, foram entregues os produtos oriundos da agricultura familiar às escolas e centros de educação infantil da rede municipal.

 

Saiba mais:

A nível municipal em agosto foi aprovado na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei 005/2014, de autoria da vereadora Rosilene Faísca da Silva, sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar na rede municipal de ensino de Pescaria Brava.

Um de seus objetivos é fomentar a produção agroecológica na cidade de Pescaria Brava com as compras públicas, para estimular o respeito aos princípios de não agressão ao meio ambiente. Outro é contribuir para a construção de bons hábitos alimentares e preservar a saúde das crianças em idade escolar.

O projeto

O texto propõe prioridade na aquisição de alimentos para agricultores familiares, comunidades tradicionais e produtores orgânicos, especialmente os localizados dentro dos limites do município. A opção por produtores familiares se justifica porque, em geral, as pequenas propriedades apresentam forma de cultivo mais sustentável do ponto de vista socioambiental do que o agronegócio. 

O projeto de lei também dá às escolas a possibilidade de adotar cardápios que variam de acordo com a sazonalidade da oferta de alimentos e prevê a capacitação de merendeiras e professores para promover a educação alimentar.

O projeto foi sancionado pelo prefeito Antônio Honorato.

Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Pescaria Brava