No Brasil, 38,9% das pessoas em idade de trabalhar estavam fora da força de trabalho no segundo trimestre deste ano. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e foram divulgados nesta quinta-feira, 6 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentre as regiões brasileiras, o Nordeste ficou em primeiro lugar com 43,1% de pessoas fora da força de trabalho. Em seguida, aparece o Centro-Oeste com o percentual de 34,8%; no Sul esse número foi de 36,2%; no Sudeste, 37,9%; e, no Norte, 38,7%.
Quanto à diferença de gênero, as mulheres eram maioria na população fora da força de trabalho no país: aproximadamente 67% no segundo trimestre de 2014. O resultado se manteve em todas as cinco regiões.
O Pnad Contínua explica que um terço (34,0%) da população não participante da força de trabalho era idosa, com 60 anos ou mais de idade. A faixa com menos de 25 anos de idade representava outros 29,2%, enquanto os adultos (de 25 a 59 anos) somavam outros 36,8%.
Da Agência CNM, com informações do Estadão