You are currently viewing Novo Plano Nacional de Pesagem de cargas será licitado

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) vai licitar o novo Plano Nacional de Pesagem. A contratação será por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Serão abertos 35 Postos Integrados Automatizados de Fiscalização (Piafs) nas cinco regiões do País.

A licitação visa o controle de peso de veículos durante cinco anos nas rodovias administradas pelo governo federal em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A definição da localização dos postos foi feita a partir do mapeamento das rotas das mercadorias, instalados o mais próximo possível de regiões geradoras de carga. Isso para impedir que veículos trafeguem com excesso de peso e danifiquem o pavimento das rodovias. Além de garantir as condições de conforto, segurança e economia para os usuários.

Novo modelo
O modelo automatizado de fiscalização permitirá a redução do tempo de parada dos veículos no processo de coleta de dados. Ele possibilita a operação sem a presença física do agente de trânsito, que passa a exercer atividades em Centros de Controle Operacionais.

Esta tecnologia conhecida como Piafs foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Dnit e o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina. São quatro editais de licitação que tiveram as propostas abertas nos dias 4 e 5 de dezembro.