Esta terça-feira (24) será de lembrança e saudades daqueles que partiram na maior tragédia do município. A enchente de 1974 deixa marcas que já completam 41 anos.

 

Em memória, prevenção e reação eficiente o município de Tubarão juntamente com parceiros realiza neste dia o 7º Seminário da enchente de 74. A ação ocorre no auditório da Amurel a partir das 8h30. Além desta ação, outras atividades estão previstas durante todo o dia.

 

O Seminário da Enchente é realizado anualmente em cumprimento a lei 3289/2009 de autoria do então vereador Maurício da Silva. A ação é promovida pela prefeitura, através da secretaria de Proteção e Defesa Civil, além do Conselho Municipal de Segurança, Câmara de Vereadores e Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão (AREA/TB). Às 15 horas pontualmente, horário em que as chuvas chegaram devastando Tubarão em 74, os sinos da Catedral Diocesana ressoarão. Um pouco antes, às14h45 o Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Exército e Defesa Civil passarão em cortejo, com giroflex e sirenes ligadas em homenagem às vítimas da grande enchente. O cortejo sairá da avenida Patrício Lima, seguindo pela rua Marechal Deodoro até a ponte pênsil e retornando pela avenida Marcolino Martins Cabral e posteriormente pela ponte Dilney Chaves Cabral.

 

Ainda para homenagear as vítimas daquele dia, assim que o cortejo passar pela Casa da Cidade, localizada na avenida Marcolino Martins Cabral, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) soltará balões com as cores da bandeira do município.

 

O tema também será discutido em uma palestra para alunos do 4º ano da rede municipal na Escola Municipal de Educação Básica João Hilário de Melo e EMEB Francelino Mendes. 

 

Confira abaixo a programação completa do 7º Seminário e agende-se para as atividades:

 

 

7º SEMINÁRIO – 41 ANOS DA ENCHENTE DE 1974

(Memória, prevenção e reação eficiente)

 

Dia 24 de março de 2015, no Auditório da Amurel

8h30min – Abertura e pronunciamento das autoridades

 

08h50min – Impacto socioeconômico da inundação de 1974 e projeção para os dias atuais.

(José Müller, Professor, Economista e ex Reitor da UNISUL)

 

9h30min – Projeto Executivo e Projeto Ambiental para Redragagem do Rio Tubarão (prestação de contas)

(Robson Sebastiany e Alisson Martins, Engenheiros – PROSUL)

 

10h20min – Coffee break

 

10h30min – Sistema de Monitoramento do Rio Tubarão

– Plano de Contingência do Município de Tubarão

(Rafael Marques, Secretário da Defesa Civil de Tubarão)

 

11h 05min – Manutenção da Barra do Camacho

Engenheiro Claudemir dos Santos – Gerente da Cidasc)

 

11h15min – Hidrologia do Rio Tubarão

(Engenheiro Guilherme Xavier de Miranda Júnior – Epagri/Ciram)

 

11h55min – Contribuições do Público, Encaminhamentos e Encerramento.

 

Fonte: Priscila Ladislau/PMT