You are currently viewing Inscrições para o Seminário Nacional de Políticas Públicas para a 1ª Infância são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.egem.org.br

A qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade, pode determinar seu futuro e o desenvolvimento de suas habilidades físicas e sociais. Base para todas as aprendizagens humanas e fase determinante na vida de uma pessoa, a primeira infância será o tema do 2º seminário nacional de políticas públicas – Um Tributo a Zilda Arns, que acontece de 22 a 24 de abril, em Forquilhinha, município situado no sul de Santa Catarina e a 220 Km de Florianópolis.

Promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, prefeitura de Forquilhinha, UNICEF e Pastoral da Criança, com a realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, o seminário tem como objetivo principal valorizar pessoas e entidades que lutam pela promoção, proteção, defesa e garantia de direitos de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, contribuindo para uma mobilização nacional em favor da vida e dando visibilidade às práticas de sucesso.

Conforme o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, a ideia do seminário surgiu da iniciativa de manter viva a memória da Dra. Zilda Arns, já que ela foi uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente. Ressalta que Forquilhinha foi escolhida como sede do evento por ser a terra natal da Dra. Zilda.

No dia 22, após a solenidade de abertura às 19h, acontece a cerimônia de premiação – Medalha Zilda Arns de boas práticas para a primeira infância.

O seminário tem ainda como objetivos específicos identificar as particularidades que as gestantes e crianças de 0 a 6 anos necessitam, disseminar as experiências exitosas em prol dos direitos do grupo e estimular a realização de ações e serviços voltados a gestantes e crianças de 0 a 6 anos que contribuam de forma significativa para a promoção, proteção, defesa e garantia de direitos dessa fase da vida.

Ele é voltado para conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Educadores, Socioeducadores, Orientadores Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Promotores, Juízes, Advogados, Conselheiros de demais Políticas Públicas, Secretários Municipais, bem como demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.

As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas com antecedência pelo sitewww.egem.org.br ou clique aqui, onde também é possível acessar a programação ou clique aqui.

O evento conta com o apoio da Rede Nacional Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) E Fundação Xuxa Meneghel.

Mais informações:
Dra. Zilda Arns – Ícone mundial de ajuda humanitária e símbolo de eficiência no combate a fome e a miséria e na luta pela vida, a forquilhinhense Zilda Arns Neumann recebe de sua terra natal a mais alta reverencia que pode ser concedida por um município. Foi instituída, através de lei municipal, a medalha “Zilda Arns Neumann”, como maior honraria concedida pelo município de Forquilhinha a pessoas e entidades que desenvolvam reconhecido trabalho humanitário.

Fonte: Assessora de Comunicação 
Federação Catarinense de Municípios – FECAM

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL