Com o tema “Fortalecimento dos Governos Locais em Tempos de Crise”, começou nesta segunda-feira, 15 de junho, em Miami, a XXI Conferência Interamericana de Prefeitos e Autoridades Locais. O 1.º secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Associação de Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, é o representante do municipalismo brasileiro no encontro.
Beltrão vai apresentar um panorama da crise nos Municípios brasileiros. Além disso, mostrará que desde a promulgação da Constituição, em 1988, quando os Municípios foram elevados a condição de entes federados autônomos, ocorre uma constante descentralização da execução das políticas públicas, sem os correspondentes recursos financeiros para fazer frente a estas novas responsabilidades.
A Conferência é promovida pelo governo do condado de Miami-Dade, pelo Banco Mundial e pela Universidade Internacional da Flórida. Este ano, ela ocorre de 15 a 18 de junho. Este evento é uma das maiores reuniões de autoridades locais do hemisfério. Trata-se de um espaço para todos os interessados no fortalecimento dos governos locais; de compartilhar experiências, informações e boas práticas; discutir políticas públicas que os afetem e os objetivos comuns que ajudem na promoção da descentralização e do fortalecimento dos governos locais no hemisfério.
Fonte: CNM