A nova diretoria e integrantes da Comissão Consultiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Gestão 2015/2017 reuniram-se pela primeira vez desde a eleição das mesmas na manhã do último dia 14 de julho, na sede da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), para discutir alguns temas. O encontro contou com a presença do atual presidente, Marcelo Gonzaga Rocha, bem como os membros da Comissão Consultiva José Cerilo Calegaro, Vanessa Matias Bernardo e Willian Corrêa Máximo. Também estiveram presentes na reunião, Guilherme Junkes Herdt, Marcílio Zanella e Patrício Higino de Mendonça Fileti, que representou o secretário executivo do Comitê, Celso Heidemann. Justificaram ausência além de Celso, o vice-presidente Francisco de Assis Beltrame, e os membros da Comissão Consultiva: Fernando Prudêncio Botega e Maicon dos Reis Soares.
Dentre os assuntos foi discutido sobre o Grupo Técnico de Assessoramento (GTA), o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), o Projeto de Operacionalização e Fortalecimento do Comitê através de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) bem como outros dois projetos de fomento para uso em projetos do Comitê, impulsionados pela Alcoa e por PCHs contidos na RH9. Willian comentou em realizar o fortalecimento do Comitê através de marketing contando com apoio da instituição que o mesmo representa – a Unisul – por meio da área de publicidade da entidade, com o uso da Unisul TV e de acadêmicos do curso de Jornalismo e o de Publicidade e Propaganda, tendo a ideia apreciada por todos os presentes, incluindo as formas já existentes de publicidade que o Comitê vem realizando.
Guilherme, Patrício e José Calegaro falaram aos presentes acerca das atividades que o Comitê vem realizando atualmente, incluindo a ideia de se realizar reuniões com a diretoria mensalmente, bem como a prestação de contas do projeto de operacionalização 2014/2015 e a elaboração do projeto 2015/2016 e as ações da Comissão de Acompanhamento dos Estudos para as Obras de Melhoramento Fluvial da Calha do Rio Tubarão.