Interessados em participar do Projeto Cidadania Rural que não fizeram suas inscrições até as 12h de hoje (10) só poderão participar do evento caso no dia da realização ainda hajam vagas, no local do mesmo, que acontece em três municípios, em dias diferentes: em Tubarão, amanhã, dia 11 de agosto; em Braço do Norte, dia 12, e em Laguna, dia 13. O evento é voltado para produtores e trabalhadores rurais, agroindústrias, cooperativas, prefeituras e contabilistas.
A promoção é da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Projeto Cidadania Rural, que têm três objetivos principais: ampliar a divulgação da legislação tributária para o meio rural; Levar ao público participante conhecimentos referentes aos direitos que possui ao cumprir as obrigações da legislação previdenciária do campo; Contribuir para a melhoria da condição de vida, saúde e integridade física do trabalhador do meio rural.
O evento é gratuito e as vagas limitadas. Mais informações sobre inscrições retardatárias podem ser obtidas com Juliana, na AMUREL (48) 3626-5711
A programação traz palestras sobre os seguintes temas:
– Cadastro de produtor primário (blocos de nota do produtor), a cargo da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF);
– Contribuição previdenciária rural e benefícios previdenciários, sob a responsabilidade do Senar;
– Segurado especial e contribuinte individual (Lei 11.718/2008)
Locais
Em Tubarão, dia 11 de agosto, o evento acontecerá no Centro de Treinamento da Epagri – Cetuba (Rodovia 37 (antiga 438), km 213, bairro São Martinho).
Em Braço do Norte, dia 12 agosto, no pesque e pague Borgert (Rodovia Frederico Kuerten S/N, ao lado da Unisul.
Em Laguna, dia 13 de agosto, no Hotel Atlântico Sul (Avenida Senador Galotti, 350, bairro Mar Grosso).
As atividades iniciam às 9h15min e encerram às 15h30min, com intervalo para almoço por volta das 12h. O almoço aos participantes é gratuito e será servido nos mesmos locais dos eventos, desde que o participante tenha se inscrito antecipadamente para o evento. Também será emitido certificado de participação.
Projeto Cidadania Rural
O Projeto Cidadania Rural iniciou-se em 1998 desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, hoje com a Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, e tem o objetivo de divulgar, informar, disseminar e orientar sobre a legislação previdenciária específica para o setor rural, aos profissionais responsáveis pela contabilidade no setor rural, agroindústrias, cooperativas agropecuárias, produtores rurais pessoas físicas, produtores rurais pessoas jurídicas, sindicatos, associações de produtores e outros interessados, promovendo assim a inclusão social do cidadão rural pelo pleno exercício de seus direitos e deveres, na condição de usuário ou beneficiário da Previdência Social e do Senar, garantindo o cumprimento da sua missão institucional, ou seja, no desenvolvimento de ações a Formação Profissional Rural – FPR e atividades da Promoção Social – PS voltadas ao “Homem Rural”, contribuindo para a sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e para o seu pleno exercício da cidadania.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL