No dia 14 de agosto de 1970 nascia a Associação de Municípios da Região de Laguna, com sede em Tubarão, então a mais populosa e expressiva cidade do Sul de Santa Catarina. A criação da entidade se deu depois uma série de manifestações públicas de descontentamento dos prefeitos da época quanto a pouca atenção que os governantes, tanto os do estado quanto os do país, vinham dando aos municípios da região, especialmente aos menores, que por estar nesta condição, também eram os mais vulneráveis. O ato oficial da criação da AMUREL aconteceu no salão nobre do Fórum da Comarca de Tubarão. (Leia mais sobre a história da AMUREL em http://issuu.com/amurel/docs/revista_amurel_40_anos)
Daquela data até hoje a AMUREL coleciona uma inigualável trajetória de lutas em defesa dos municípios e dos interesses dos cidadãos que vivem nestes municípios. A lista de feitos cresce a cada dia. Só para ter uma idéia, somente nesta semana, na terça, quarta e quinta-feira a Associação promoveu um evento em parceria com o Senar que reuniu quase 250 pessoas. O projeto Cidadania Rural tratou de questões relacionadas ao cadastro de produtor primário, contribuição previdenciária rural e benefícios previdenciários, segurado especial e contribuinte individual.
Ontem, a AMUREL chefiou uma delegação de prefeitos e procuradores jurídicos em audiência intermediada pela Associação junto ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Nelson Schaefer . Os prefeitos querem rever o processo de judicialização, especialmente na saúde e na educação, que tem impacto e engessado as gestões municipais como nunca. Assim, cada dia que passa é uma página de história, vivida intensamente. “Quero agradecer a todas as pessoas que direta e indiretamente ajudaram e ajudam a construir a história tão brilhante desta entidade. Onde quer que eu ande, colho elogios das pessoas a ela”, declara o diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL