You are currently viewing Noite da Gratidão homenageia Sociedade Divina Providência
Presidente Jorge Leonardo Nesi entrega homenagem à irmã Ludviga

 

Foram meses de planejamento e união de esforços entre entidades e o resultado foi uma bela e emocionante homenagem às irmãs da Sociedade Divina Providência, ontem (18), na Noite da Gratidão. O evento foi promovido pelo Fórum das Forças Vivas de Tubarão, nome dado lideranças e entidades promotoras do evento, entre as quais está a AMUREL.

A Noite da Gratidão teve o objetivo de agradecer as irmãs e a Sociedade Divina Providência, que atuaram por mais de um século junto ao Hospital Nossa Senhora da Conceição e Colégio São José.  As irmãs que comandaram o HNSC a partir de 1972 receberam homenagens pessoais por isso. Coube ao presidente da AMUREL, prefeito de Gravatal Jorge Leonardo Nesi (foto) entregar a homenagem a Ludviga Nurember, que dirigiu o hospital de 77 a 89.

A homenagem se deu também através um audiovisual que mostrou parte da trajetória histórica da Sociedade Divina Providência e do principal idealizador da congregação, o poeta, professor e educador Eduardo Michelis. O vídeo foi intercalado de apresentações artísticas e o conjunto de homenagens emocionou toda a platéia.

O evento aconteceu no Centro Integrado de Artes da Unisul.

No Brasil desde 1911, a Sociedade Divina Providência é ligada à Congregação Católica das Irmãs da Divina Providência, fundada na Alemanha em 1842. A entidade tem fins assistenciais, educacionais, científicos e culturais e em santa Catarina é mantenedora de diversos hospitais e escolas de renome. Desde 1º de abril de 2015 formaram parceria com a Associação Congregação Santa Catarina, que é também uma congregação religiosa de irmãs.

(Fotos Gilmar Estevam – texto Álvaro Dalmagro)