O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar participou nos últimos dias 5 e 6 de novembro do projeto Conexão Sustentável, com apoio da empresa Alcoa, parceira do Comitê, e patrocinado pelo Ministério da Cultura, no pátio da Unisul, em Tubarão.
Este projeto consiste em divulgar uma metodologia de educação ambiental itinerante, para universidade e escolas, com objetivo de enfatizar a importância de conservar os recursos hídricos e o meio ambiente do país. O módulo é realizado em um caminhão baú, que foi adaptado para atender pessoas como se estivessem dentro de uma sala de cinema, com toda a infra estrutura para tal. Este mesmo caminhão percorre todos os municípios em que existe uma unidade da Alcoa no Brasil, com é o caso de Tubarão.
A plataforma deste documentário abrange a importância da água como essencial para o desenvolvimento da humanidade, da prosperidade, da tecnologia (indústria), agronegócio (lavoura e pecuária) e consumo humano. O documentário mostra também a importância entre a relação do desenvolvimento social e econômico x meio ambiente, a biodiversidade e resíduos. Durante as apresentações foram discutida as mudanças trazidas a partir da implantação do novo código florestal aprovado pelo Congresso Nacional, levando em conta suas vantagens e desvantagens quando comparado com o antigo código.
O Comitê foi representado pelo engenheiro Maurício C. Mafra, consultor do da entidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê