Depois de terem seus Planos Municipais de Educação elaborados e aprovados, os municípios catarinenses seguem agora para a etapa de monitoramento contínuo e avaliação periódica dos planos em vigência. Para isto, devem compor suas comissões de avaliação e monitoramento e preparar a equipe técnica do município para trabalhar na sistematização de dados e informações para dar apoio à comissão.

A comissão de avaliação e monitoramento pode ser composta por instituições como: o conselho municipal de educação, Câmara de Vereadores, Comissão de Educação das Câmaras de Vereadores, Fórum Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e deve ser instituída por decreto municipal. A equipe técnica é formada por integrantes da Secretaria Municipal de Educação e pode ser instituída por ato do secretário Municipal de Educação. 
Esses grupos receberão formação da Rede de Assistência Técnica que é composta por Avaliadores Educacionais (AE) e cada ente federativo conta com um coordenador estadual, um supervisor e técnicos

A agenda de capacitações de Santa Catarina será reformulada e as novas datas serão repassadas às Associações de Municípios pela coordenadora Estadual de Assistência aos Planos Municipais de Educação – PMEs, Edna Batistotti e o avaliador Educacional Técnico da Rede de Assistência as PMEs, Sérgio Otávio Bassetti, no dia 14 de junho, durante a reunião de Estruturação do Grupo de Trabalho da Educação da Federação Catarinense de Municípios – FECAM.

Reunião de Estruturação do Grupo de Trabalho da Educação – Será realizado no dia 14 de junho, das 9h às 17h, na sede da FECAM, em Florianópolis. Tem por objetivo reunir as Associações de Municípios e a Federação para a criação de um Grupo de Trabalho, que auxiliará no direcionamento da atuação da FECAM em sintonia com as prioridades dos Municípios Catarinenses.

Fonte: 

Leticia Póvoas 
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM